TOCANDO EM FRENTE
(Almir
Sater / Renato Teixeira)
Ando
devagar porque já tive pressa
E
levo esse sorriso porque já chorei demais
Hoje
me sinto mais forte, mais feliz,
Quem
sabe eu só levo a certeza
De
que muito pouco eu sei
Ou
nada sei
Conhecer
as manhas e as manhãs
O
sabor das massas e das maçãs
É
preciso amor para poder pulsar
É
preciso paz para poder sorrir
É
preciso chuva para florir
Penso
que cumprir a vida seja simplesmente
Compreender
a marcha e ir tocando em frente
Como
um velho boiadeiro levando a boiada
Eu
vou tocando os dias pela longa estrada, eu sou
Estrada
eu vou
Todo
mundo ama um dia
Todo
mundo chora um dia
A
gente chega e no outro vai embora
Cada
um de nós compõe a sua história
E
cada ser em si
Carrega
o dom de ser capaz
E
ser feliz
Após ler atentamente o texto, responda
às questões:
1. Assinale mais de uma alternativa que
esteja de acordo com o texto:
a. ( ) Para o poeta, a vida
deve ser levada, tocada como uma boiada, pois não conseguimos entender a
imprevisibilidade de ambas.
b. ( ) Só é possível ser
feliz nesta jornada, depois de um toque de Deus, o velho boiadeiro, que
nos impulsiona pela longa estrada da vida.
c. ( ) Só através do choro
individual e de outros é que descobrimos o valor de um sorriso.
d. ( ) Manhãs, maçãs e
chuva fazem parte da nossa história, já que não somos donos do nosso
destino.
e. ( ) Segundo o poeta,
para se viver, é necessário entender o andamento da jornada e continuar
vivendo.
2. Marque as afirmativas com V para
verdadeiro e F para falso, de acordo com o texto:
a. ( ) Viver é uma
aprendizagem, fruto da observação atenta das alegrias e dos sofrimentos
pelos quais passamos.
b. ( ) Ser feliz é o
destino de todos os seres humanos, independendo das chegadas e das
partidas.
c. ( ) A consciência do
significado da vida e o dom da capacidade de construirmos a nossa história
nos deixa mais fortes, mais felizes.
d. ( ) O poeta tem hoje um
sorriso de serenidade porque nunca levou a vida com ligeireza.
e. ( ) Para podermos
saborear a vida, precisamos vivenciar a paz e o amor, entre outros fatores
que nos mostram que é possível compormos a nossa história com serenidade.
Assinale a única alternativa correta:
3. Há várias comparações no texto que
nos leva a concluir que o poeta fala:
a. ( ) da boiada
b. ( ) do boiadeiro
c. ( ) do sabor das frutas
d. ( ) dos dias vividos
e. ( ) do dom da felicidade
de cada um de nós
4. Nos versos 5 e 6, o poeta demonstra
que se considera um homem:
a. ( ) orgulhoso
b. ( ) sem cultura
c. ( ) experiente
d. ( ) humilde
e. ( ) sem rumo definido.
Responda com suas palavras:
5. Como era a vida do poeta no passado?
Comprove sua resposta com versos da poesia.
DE REPENTE
Skank
Olhei, não
via ela há muito tempo
Ah! quanto tempo faz? Nem me lembro mais
Então, pensei na vida que há algum tempo eu deixei pra trás
Não me deixa em paz, se não
Por quê?
Ainda aquele tempo dentro
Entra e sai
Volta, vem e vai, sem acabar
Mas tempo passou
O tempo passou!
E agora eu sei
O que eu passei cantei
Contei, estrelas mil no firmamento
Vão brilhar, depois apagar irão
Chorei as lágrimas correndo como nos cristais
Fogo dos vitrais pagãos
Não é solidão
Amar e desejar a vida que não deu as mãos
Mas vai dentro da gente
Como explosão no ar, como um furacão no mar
De repente você voltou assim
Eu preciso mais, eu preciso?
Eu preciso mais, eu preciso?
01) Retire, da primeira estrofe, um
desvio gramatical, desfazendo-o e explicando:
02)
Transcreva da canção um exemplo de antítese:
03) Existe
algum exemplo de hipérbole na letra de música? Se sim, copie e explique seu
raciocínio:
04) O
poeta usou um recurso muito usado para dar melodia à
poesia: repetição de consoantes... Onde podemos encontrar este
recurso (figura de linguagem)? E que nome é dado a ele(a)?
05) Qual a relação entre o título e o corpo do texto? Que outro título
você daria a este texto?
06) “Amar
e desejar a vida que não deu as mãos”. Em sua opinião, quando a vida não está
nas mãos? Explique:
07)
Destaque da canção todas as comparações, dizendo de qual você mais gostou
e por quê:
08) Indique
quantos fonemas e quantas letras há em: TEMPO, PASSOU, CHOREI e BRILHAR:
09) Como o
eu lírico se sente na música?
10) Por
que no final do texto o eu lírico se questiona se precisa de mais?
willian snard. 2 ano F tarde n.32
ResponderExcluirRESPOSTAS
01.letras (A,E)
02.(V,F,V,F,V)
03.letra (D)
04.letra (D)
05. uma vida sem rumo sem um objetivo, tinha pressa em sua vida e nao tinha planejamento. no texto ele fala que chorou muito e andava com pressa. mas que hoje vive diferente ele aprendeu com a vida.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirwillian snard 2 ano F tarde n. 32
ResponderExcluirmusica 2
01. erro:(não via ela) correção (não a vi)
02. (Entra e sai Volta, vem e vai)
03.(Chorei as lágrimas correndo como nos cristais) o cristal é um material bem liso, lágrimas nunca escorreriam em um rosto como escorreriam em cristais.
04. ??????????
05. um amor do passado apareceu de repente.
outro título ( passado)
06. quando não conseguimos ou não conquistamos o que queriamos, quando algo inesperado acontece ou nao sai de acordo com o planejado.
07. aquele tempo dentro
lágrimas correndo
vida que não deu as mãos
da vida como se fosse uma pessoa e pudesse dar as mãos sempre que alguém precisasse.
08.TEMPO ( 4 fonemas e 5 letras)
PASSOU (4 fonemas e 6 letras)
CHOREI( 5 fonemas e 6 letras)
BRILHAR ( 5 fonemas e 7 letras)
09. indeciso e carente de saudades do seu passado.
10.talvez ele ache que a garota é tudo o que ele precisa.
Parabéns, professor! Excelentes textos! As músicas são lindas e despertaram o interesse deles.
ResponderExcluirAjudaram-me muito com minhas turmas de 2º Ano. Ter colocado o gabarito a nossa disposição foi genial.
Obrigada.
Gilka Targino.
Parabéns, professor! Excelentes textos! As músicas são lindas e despertaram o interesse deles.
ResponderExcluirAjudaram-me muito com minhas turmas de 2º Ano. Ter colocado o gabarito a nossa disposição foi genial.
Obrigada.
Gilka Targino.