1
Identifique os verbos e informe o que eles expressam: ação
, estado ou
fenômeno
da natureza
.
a.
Chovia e ventava muito. Os guarda-chuvas enroscavam-se uns
nos
outros. O mundo estava molhado e sombrio.
b.
Devido à seca, os nordestinos abandonam suas terras e partem à
procura
de melhores condições de vida.
c.
Geou um pouco e o preço do café subiu muito.
d.
Enquanto o líder falava, todos permaneciam atentos.
e.
“O céu parece de algodão:
O
dia morre. Choveu tanto!” (Manuel
Bandeira)
f.
“O calor não estava mole. Com as ruas da cidade esburacadas e
intransitáveis,
por causa do metrô em construção, o tráfego se
arrastava.
Chegaram à Rodoviária em cima da hora.”
(Carlos
Heitor Cony)
2
Identifique os verbos do trecho.
“Às
vezes abro a janela e encontro o jasmineiro em flor. Outras vezes encontro
nuvens espessas. Avisto crianças que vão para a escola. Pardais
que pulam pelo muro. Gatos que abrem e fecham os olhos, sonhando
com pardais. Borboletas brancas, duas a duas, como refletidas
no espelho do ar. Marimbondos que sempre me parecem personagens
de Lope de Vega. Às vezes, um galo canta. Às vezes, um avião
passa. Tudo está certo, no seu lugar, cumprindo o seu destino. E
eu me sinto feliz.”
(Cecília
Meireles)
3
Faça
conforme o modelo.
abro
— infinitivo abrir; 3a
conjugação
a.
encontro e. sonhando
b.
avisto f. parecem
c.
canta g. cumprido
d. pulam h. sinto
4
Separe a terminação que marca o infinitivo dos verbos e descubra o
radical.
Modelo:
abr ?
ir —
radical: abr
a.
encontrar e. sonhar
b.
avistar f. parecer
c.
cantar g. cumprir
d.
pular h. sentir
5
Informe as terminações das formas verbais.
Modelo:
abr ?
o —
terminação: o
a.
encontro e. sonhando
b.
avisto f. parecem
c.
canta g. cumprindo
d.
pulam h. Abrem
6
Informe
a pessoa do discurso a que se referem as formas verbais destacadas.
Modelo:
Eu abro
a
janela e o sol bate
no meu
rosto.
abro
— 1a
pessoa
do singular
bate
— 3a
pessoa
do singular
a.
“Tirei
o
sapato e bati fortemente com o salto no vidro, que se
espatifou
num
tremendo ruído.” (Fernando
Sabino)
b.
“De todos, Tito era quem mais batia;
desvantagem de ser caçula...
Éramos
os
mais próximos pela idade, e os outros dois, Miguel e
Édison,
sentiam
vergonha
de sujar as mãos em mim.”
(Carlos
Drummond de Andrade)
7
Passe
os verbos destacados da 1a
pessoa
do singular para a 1a
pessoa do
plural.
a.
Às vezes ando
pelo
centro e observo
os
prédios antigos.
b.
Sinto
saudade
da infância quando viajo
pelo
interior.
c.
Percebo
que me
irrito
com o
individualismo das pessoas.
d.
Apoio
as
mudanças por uma sociedade mais justa.
8
Passe
os verbos destacados da 3a
pessoa
do singular para a 3a
pessoa do
plural.
a.
Ele queria
ser
alfabetizado.
b.
O carro passou
lentamente
pelo cruzamento perigoso.
c.
O pintor quebrou
o
pincel quando terminava
o
quadro.
d.
O cão revelava
sua
linguagem pela expressão dos olhos.
9
Identifique
a classe gramatical a que pertencem as palavras destacadas.
Conto
azul
“Eu
já escrevi um conto
azul,
vários
até.
Mas este
é
um
conto de todas
as
cores. Porque era uma vez um
menino
azul,
uma menina verde,
um negrinho dourado
e um
cachorro com todos os tons e entretons
do arco-íris.
Até
que apareceu
uma
Comissão
de Doutores — os
quais,
por mais que esfregassem
os
nossos
quatro
amigos,
viram
que
não adiantava. E
perguntaram se aquilo
era de
nascença ou se...
— Mas
nós
não
nascemos
—
interrompeu
o cachorro
— Nós
fomos
inventados!”
(Mário
Quintana)
Nenhum comentário:
Postar um comentário