Seguidores

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Verbos - Parte III


Informe a pessoa e o número das formas verbais destacadas.
a. Enquanto vovô bebia sua caipirinha, eu comia os bombons
recheados com licor e, depois de devorar uma caixa inteira, senti
que o mundo rodopiava .
b. Nem sempre fazemos na vida o que queremos , porém é importante
saber esperar, dar tempo ao tempo, como dizem os mais velhos.

Informe o tempo e o modo das formas verbais destacadas.
a. A criança correu antes que a mãe a pegasse .
b. Quando entrei no quarto, a luz já se apagara .
c. Se falares alto, todos receberão a tua mensagem.
d. Ficaríamos presos no elevador por mais tempo, se o zelador não
aparecesse .
e. Espero que volte cedo para que jantemos juntos.
f. Ninguém sabia se ele voltaria ou não.

Informe o modo de cada forma verbal: indicativo , subjuntivo , imperativo .
a. Essa sua história, eu a conheço bem.
b. Anda depressa, senão chegarás atrasado.
c. Se ele chegar cedo, iremos ao cinema.
d. Não sairão sem que seu pai tome conhecimento.
e. Terminaríamos o trabalho hoje, se todos colaborassem .
f. Deixe de se lamentar e lute pelos seus direitos.

Informe a pessoa, o número, o tempo, o modo, o infinitivo e a conjugação das formas verbais destacadas.
Modelo: levanto : 1a pessoa do singular do presente; modo indicativo;
infinitivo: levantar; 1a conjugação
“Mas batem à porta. Levanto o escuro garfo do magro bife, e abro .
Céus, é um empregado da Companhia! Estremeço de emoção. Mas
ele me estende um papel: é apenas o cobrador. Volto ao bife, curvo a
cabeça, mastigo devagar, como se estivesse mastigando meus
pensamentos, a larga tristeza de minha humilde vida, as decepções e
remorsos. O telefone continuará mudo; não importa: ao menos é
certo, senhor, que não vos esquecestes de mim.” (Rubem Braga)

Passe os tempos simples, destacados, para a forma composta.
a. Eles sonharão com as Olimpíadas?
b. A mulher jogara o lixo no terreno baldio.
c. Você mandaria flores ao diretor?
d. Assim que ele telefonar irei ao seu encontro.

Passe as formas verbais compostas para a forma simples.
a. Amanhã elas terão regressado da excursão.
b. O funcionário já havia comunicado sua demissão.
c. Regina teria sido justa com o seu filho?
d. Quando eles tiverem saído , a casa estará vazia.

Identifique as locuções verbais.
a. Estou lendo muito ultimamente.
b. Haverei de encontrar uma solução para este problema.
c. Você terá de trabalhar muito ainda.
d. Ele anda fazendo coisas estranhas.
e. Terei de fazer tudo para você?
f. Eu não posso contar com a ajuda de ninguém.
g. Irei almoçar com uns amigos no próximo domingo.






Nenhum comentário:

Postar um comentário