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segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Verbos: só para começar!!! 2º Ano


"Já não dormia, com medo de morrer  de sonhos. Esperava de olhos abertos a ferida com que a luz da manhã a atingia. Assim, depois de passar as noites inquieta entre a respiração das trevas e a inalação do sol, trocava de roupa e ia magistralmente preparar o café da manhã."
 a) O verbo "dormia" é de que conjugação e em que tempo está conjugado?
b) Reescreva a segunda frase do texto, passando os verbos para o Presente do Indicativo.
c) Reescreva a oração "...trocava de roupa e ia magistralmente preparar o café" passando os verbos destacados para o futuro.
d) Responda que verbos derivam dos substantivos abaixo:
# sonhos:
# olhos:
# ferida:
# respiração:

"Seguro era olhar pela janela de vidro! Por isso ele se escondia atrás dos óculos. Protegia-se da luz do dia e da luz de outros olhos. E mantinha à distância o mundo que o agredia. Mas a janela fingia obedecer ao seu comando. Não fechava a qualquer hora e tampouco abria quando ele queria. A janela dos óculos, senhora absoluta de sua própria vontade, só admitia um segundo movimento: arrancá-lo do rosto e pronto! Um dia, apesar dos dois olhos, ele descobriu que bastava uma das mãos para inaugurar o mundo!"
a) Distribua os verbos destacados no texto, na tabela abaixo, de acordo com a conjugação a que pertencem.
1ª conjugação
2ª conjugação
3ª conjugação







b) Os verbos presentes no texto estão conjugados no:
(         ) Presente                  (        ) Pretérito              (         ) Futuro
c) Reescreva a primeira frase do texto, passando o verbo para o Presente.
d) O que era, na verdade, a janela citada no texto?

"De tempos em tempos abria os álbuns de fotografia, para buscar pedaços do que havia perdido. Revisitava idades através de narizes e bocas, para contar um a um os riscos que a espátula dos anos havia desenhado com exatidão. E quando terminava seu ritual de inspeção, escondia-se no quarto para chorar "a falta de". Um dia descobriu, entre atônita surpresa, que suas lágrimas eram coloridas. A partir daí passou a exibir, sem medo, a pintura de seu rosto aquarelado de histórias."
a) Reescreva o texto, passando os verbos para o Presente do Indicativo.

"Sempre quis ser a Emília do Lobato. Sem papas na língua, sem freios na imaginação, com suas perversõezinhas caseiras. Se era de dizer, era mais de fazer. E fez da vida um grande sítio amarelo, onde tudo e todos chegavam e partiam, atraídos pelo exercício do imaginário. E de tanto poder tudo, inclusive ser gente, entrou para sempre no livro da infância eterna."
a) Que verbos podemos derivar de:
# freios:
# exercícios:
# imaginário: 
b) Frases verbais são as frases que têm, pelo menos, um verbo. Frases Nominais, são aquelas que não têm verbo. Retire do texto uma frase nominal.
c) Retire do texto:
# 3 verbos de 1ª conjugação:
# 3 verbos de 2ª conjugação:
# 1 verbo de 1ª conjugação:
d) Os verbos do texto estão conjugados em que tempo?

Leia o texto e responda às questões:
"No Parque
algodão-doce rosa
me faz
acreditar
no cheiro da cor.
Por isso
as flores
algodoadas
do amor
são sempre rosas." (Celso Sisto)

a) O verbo "acreditar" é um verbo de 1ª conjugação, pois termina em -ar. De que conjugção são os verbos "faz" e "são"?
b) Os verbos "faz" e "são" estão no presente, no pretérito ou no futuro?

Leia o texto e responda às questões:
"O forno está
aceso, bem se !
A fogueira milagrosa
vai fazer brotar
do calor
um bolo de amor".  (Celso Sisto)

a) Indique a que conjugação pertencem os verbos destacados no texto.
b) Em que tempo estão conjugados?
c) Reescreva a 1ª frase do texto, passando os verbos para o pretérito.
d) Reescreva a 2ª frase do texto, substituindo a locução verbal "vai fazer" pelo verbo correspondente, no tempo futuro.
e) Há, no texto, um verbo que indica estado? Qual é?
f) Há, no texto, um verbo e uma locução verbal que indicam ação. Quais são?

Fiquei de castigo (Celso Sisto)
Não sei por que estou aqui,
trancado nesse quarto!
Eu só deixei a geladeira aberta,
a cama sem coberta,
uma tarefa incompleta,
uma mentirinha encoberta,
e não achei a palavra certa
para inventar uma história esperta! 

a) Copie os verbos destacados no texto, indicando a conjugação de cada um deles e o tempo em que estão conjugados.
b) Reescreva a 1ª frase do texto, passando o verbo para o pretérito.
c) Reescreva a 2ª frase do texto, passando os verbos para o presente.

No meio de pesadelo e de assombração (Celso Sisto)
No meio da noite
eu caio, eu grito,
perco o sentido,
desmaio ao pé da cama,
no meu quarto,
hospital ambulante
dos feridos de guerra.
Depois vem o dia, pra lembrar
que tudo tudo tudo foi só um treino de arrepiar!
E eu, quase morri de sonhar!

a) Há, no texto, verbos que indicam ação. Transcreva-os.
b) Indique a que conjugação pertencem e em que tempo estão conjugados esses verbos.




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