Seguidores

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Pronomes para recordar! 2º Ano


Informe a que pessoas do discurso pertencem os pronomes pessoais
destacados.
a. Apesar da busca, eu não o encontrei.
b. Eles aguardavam-nos com ansiedade.
c. A saudade lhe trazia insegurança e tristeza.
d. Senhor, nós vos agradecemos por mais este dia.
e. Pediram-me o impossível.
f. Nada mais existe entre mim e ele.

Classifique os pronomes pessoais destacados em retos e oblíquos.
a. Quando eu era pequenina, contavam-me lindas histórias...
b. Não trouxe nada para mim, nem quis falar comigo.
c. Vi-os há pouco no bar, mas não lhes disse nada.
d. Tu és tudo o que quero, não te desesperes, pois.

Copie as frases, eliminando os pronomes pessoais que forem
desnecessários.
a. Quando nós dizemos que as pessoas devem ter igualdade de
direitos, nós queremos explicar que todos precisam ter
oportunidades iguais.
b. Quando ela pegou o dinheiro, ela correu e escondeu na caixinha
de surpresa; ali era o lugar onde ela guardava todas as
quinquilharias que ela encontrava.

Complete as frases com os pronomes pessoais adequados, na pessoa
indicada nos parênteses.
a. Encontrei-(/) na porta do cinema e eles disseram-(/) que o filme
era muito bom. (3a pessoa do plural; 1a pessoa do singular)
b. Fui ao encontro dos dois e disse-(/) que deveriam voltar
imediatamente para casa. (3a pessoa do plural)
c. Contei-(/) a história da maneira como (/) foi contada. (3a pessoa
do plural; 1a pessoa do singular)
d. Com o susto ela desmaiou, mas logo voltou a (/). (3a pessoa do
singular)
e. Trouxeram muitos livros para (/) ler. (1a pessoa do singular)

Classifique o — a — os — as como artigos ou pronomes pessoais
oblíquos.
a. As meninas? Eu as vi no portão.
b. Os direitos não são iguais se as oportunidades são diferentes.
c. Encontrei-a triste porque o cachorrinho estava doente.
d. Acabou o tempo em que a mulher era educada para sonhar e o
homem para trabalhar.
e. Perdi a hora. E o meu relógio não estava ali. Procurei-o por todos
os cantos da casa, mas não o encontrei.


Qual o pronome de tratamento usado para se dirigir:
a. a um rei?
b. ao Papa?
c. ao diretor da escola por meio de requerimento?
d. a um senador?
e. a um amigo?
f. a uma pessoa com a qual não se tenha intimidade?

 Desenvolva as abreviaturas que seguem.
a. V. M. d. v.
b. V. S.as e. VV. AA.
c. V. S. f. V. Ex.as

Identifique os pronomes possessivos.
a. Teus livros são bem cuidados.
b. Nossas intenções eram as melhores, mas fomos reprovados.
c. Na festa, só nossos irmãos, fantasiados, conseguiram aparecer.
d. Tuas esperanças são grandes.
e. “Sabe, nunca saio, porque meu pai e minha mãe precisam trabalhar
muito e não têm tempo de me levar a parte alguma.” (Antônio Hohlfeldt)
f. “Seus olhos verdes ali estavam, firmes, fincados no centro do
rosto e do espelho.” (Edson Gabriel Garcia)
g. “Quando a gente saiu, meu estômago doía feito doido. Acho que
era do sorvete.” (Álvaro Cardoso Gomes)

Identifique os pronomes demonstrativos.
a. Admirava aquele homem que passava, todos os dias, curvo de
cansaço.
b. Aquela era uma música saída do baú da vovó.
c. Isto é tudo o que possuo.
d. Ana tinha essa mania de remexer as gavetas.

3 comentários: