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domingo, 27 de maio de 2012

Vamos à Gramática.

Oi de novo 2º ano

Escutem a música Substantivo, da banda Sujeito Simples:

http://www.youtube.com/watch?v=GYOtVWCSCiM


Leiam a letra: 

Substantivo é a classe variável que nomeia objetos, pessoas, sentimentos, lugares.

Primitivo e derivado: jornal e jornalista. 

Simples e composto: sol e girassol.

Próprio e comum: Pedro e café.

Concreto e abstrato: pedra e alegria.

E os coletivos: alcateia, fauna, flora galeria, assembleia, esquadrilha e legião. 

Mais coletivos: bateria, batalhão, colmeia, cordilheira, revoada e multidão. Oh, oh, oh...

E quanto aos gêneros?

Gênero biforme: masculino e feminino.Exemplo de biforme: menina ou menino.

Gênero uniforme: apenas uma forma

E pode ser epiceno: a cobra, a onça, o gavião, a girafa e o jacaré.

Comum de dois: jornalista, pianista, jovem, artista.

Sobrecomum: a pessoa, o indivíduo, o cônjuge e a testemunha.Oh, oh, oh...


Agora vamos a ação, né?!

  1. Identifique o conceito presente na música.  
  2. Diga quais são os nomes que tipificam (eles estão em negrito) o substantivo e o seu conceito.


Contatos com o Romantismo

Oi turmas de 2º ano

atividade MARAVILHOSA pra vocês!
Escutem e leiam as letras das músicas abaixo:
  • Você é lindacantada pelo Caetano Veloso
  • Todas elas juntas num só ser, cantada pela Ana Carolina ou pelo Lenine

Agora digam o que essa músicas tem a ver com o Romantismo, a escola literária que estamos estudando agora. 

Comentem no blog, tá!
beijocas.

links para músicas e letras:
http://www.youtube.com/watch?v=W6H_4YAF4zI - Caetano Veloso
http://letras.terra.com.br/caetano-veloso/43884/ - Caetano Velos
http://www.youtube.com/watch?v=ncF7x-geXrg - Ana Carolina
http://letras.terra.com.br/lenine/122735/- Lenine




terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Atividade de Recuperação Paralela

Oi, turmas do 2º ano
como tinha prometido a vocês, estou disponibilizando uma das Atividades de Recuperação Paralela. Somente estudo de texto, tá? É importante que, quando vocês forem imprimir, façam um cabeçalho com nome, nº, série, enfim, tudo que permita que eu identifique vocês.
Juízo e bom trabalho!
Sandra

ESTORINHA DE RUBEM BRAGA

Afonso Romano d Sant'Anna

INFORMAÇÕES DO TEXTO:

  1. Como o narrador descreve Rubem Braga?

  2. O que Rubem Braga fazia 'vez por outra'? Quando ele fazia?

  3. De que trata o texto?

  4. O que fazia a personagem?

  5. O que um pseudônimo expressa?

  6. Por que o pseudônimo da personagem era Violeta Tímida?

  7. O que a personagem cansou de esperar?

  8. Qual atitude ousada ela tomou?

  9. Onde as moças da época arranjavam maridos?

  10. Qual a crítica que o narrador faz as relações atuais?

  11. Onde Violeta colocou seu nome? O que ela desejava?

  12. De onde era o moço que se correspondia com Violeta?

  13. Por que em pouco tempo toda a cidade sabia que Violeta estava correspondendo-se seriamente?

  14. O que Violeta pediu ao fotógrafo e porque?

  15. Quem eram os intermediários dos noivos? Por que eles precisavam de intermediários?

  16. Qual foi o decepção do noivo? O que ele resolveu fazer?

  17. Como ficou a tímida Violeta?

  18. O que fez o padrinho da noiva? Qual ameaça que ele fez ao noivo?

  19. Qual o resultado da ameaça do deputado?

  20. O que o noivo exigiu depois que os noivos se casaram? Para que?

  21. O que aconteceu trinta anos depois?

  22. Como estava a ex-professora de Rubem Braga?

INTERPRETAÇÃO DE TEXTO:

  1. Explique a frase “trabalhava-se primeiro a aproximação das almas e, depois, a dos corpos”.

  2. Por que o deputado estava acostumado 'as mumunhas' dos acordos políticos?

  3. Por que o nome “Jornal das Moças”?

  4. Explique a frase “seria melhor apresentar um retrato a altura de sua alma”.

  5. Por que o texto é considerado uma crônica?

VOCABULÁRIO:

  1. De onde vem a expressão 'foram felizes para sempre'?

  2. A quem o narrador se refere quando usa a expressão 'rapaz do sul'?

  3. Pesquise o significado das palavras:

        1. estorinha

        2. insólita

        3. corcel

        4. pirotecnias

        5. intermediário

        6. desonra

        7. mumunhas

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

É muito fácil rimar...

Não há limites que possa alcançar
Dos devaneios que começam a voar
Pular, correr, dizer, caminhar pelo ar
Sentir, pensar, olhar e tudo respirar

A vista não alcança o horizonte
Emoções não há limites podendo chegar
A vida não é fácil realmente explicar
Nadar sobre a terra, correr sobre o mar

Querer aprender o porquê de justificar
Nas nuvens como uma ave lá chegar
As suas claudicações e sua culpa ostentar

Seus braços içar e sonhos conquistar
Poder proferir como se deve falar
E dizer como é fácil rimar.

Poeta Bruno Oliveira Santiago (Escola Paulo Benevides - aluno do 2°ano F)

Momento da Poesia...

Poema de Erick Oliveira Bessa Xavier (Aluno da Escola Escola Estadual Paulo Benevides, 2°ano F, tarde - Professora Rejane)

Cuidado minucioso, belo enigma
Audácia escrita pelo momento
Dias amargos, tenho estima
Noites fúlgidas, surge conhecimento

Surreal, ignotas leituras
Prazeres tardonhos
Palavras, grandes estruturas
Possuindo meus sonhos

Palavras ressoam, satisfaz
Molduras do tempo, história
Memória de ser capaz

Estamos a pensar
Sempre a criar
Parnasiano ato de amar

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

O Diário... 1° ano J



Olá, 1° J!!
Sejam bem-vindos ao blog de Língua Portuguesa...
Como vocês sabem estamos estudando em sala um gênero textual bastante
e conhecido de vocês: o DIÁRIO!
Nós já lemos trechos de diários e também estudamos um pouco as características dele, como a linguagem informal, a colocação da data, do famoso "Querido Diário..." (ou outros nomes bem criativos!!)
O que vocês vão fazer hoje é um exercício de construção de texto...
Abaixo, há o início de uma página de diário... A função de vocês será tentar completar essa página, postando um possível fim para a história que irá ser contada...

Vamos lá... mãos à obra e CRIATIVIDADE!!!

Fortaleza, 24 de novembro de 2011.
Meu amigo Diário,

Você não sabe o que aconteceu comigo hoje... Lembra que eu te falei que tinha prova de Português na Escola hoje?! Poise...
Nossa!! Me matei de estudar em casa, refiz todas as atividades e até procurei na net mais assuntos relacionados sobre o Quinhentismo... A professora já havia falado que a prova não iria ser pesquisada... e eu, você sabe, não sou lá dessas grandes e melhores alunas, mas dessa vez eu me esforcei (também, com uma média daquelas no 1° Bimestre, minha mãe me mataria se eu não me recuperasse nesse!)
Enfim, estudei bastante, mais do que de costume!

Fui para a escola confiante, sentei na primeira cadeira da fila e esperei pacientemente a professora chegar!!
Quando finalmente ela passou por mim com aquele amontoado de provas... eu gelei, subiu um frio na barriga!! Preparei logo o material necessário (lápis, borracha, caneta) e tratei de me acalmar, afinal, tinha estudado tudo! Sabia exatamente como aqueles portugueses chegaram ao Brasil, o que eles encontraram e aquela história todas de catequese que a professora falou durante uma aula inteirinha... Eu estava me sentindo um verdadeiro especialista na Literatura Quinhentista.

Enfim, ela entregou a prova. Era grande, continha três páginas... Estava tão eufórico para levar meu 10,0 para casa que até imaginei o que minha mãe iria dizer ("Parabéns, Jujuba! Dessa vez merece, vou até te deixar ir para aquela festa que você queria tanto!!")
Preencho meu nome, cabeçalho completo, respirei fundo e...

Você não acredita no que foi que aconteceu quando comecei a ler a prova...

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E aí? O Que foi que a Jujuba escreveu no diário? Qual a continuação dessa história?

Use a criatividade e poste aqui!

Na próxima aula, a gente lê os vários finais que por aqui aparecerão... hehehe...
Até mais!