Seguidores

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

O Diário... 1° ano J



Olá, 1° J!!
Sejam bem-vindos ao blog de Língua Portuguesa...
Como vocês sabem estamos estudando em sala um gênero textual bastante
e conhecido de vocês: o DIÁRIO!
Nós já lemos trechos de diários e também estudamos um pouco as características dele, como a linguagem informal, a colocação da data, do famoso "Querido Diário..." (ou outros nomes bem criativos!!)
O que vocês vão fazer hoje é um exercício de construção de texto...
Abaixo, há o início de uma página de diário... A função de vocês será tentar completar essa página, postando um possível fim para a história que irá ser contada...

Vamos lá... mãos à obra e CRIATIVIDADE!!!

Fortaleza, 24 de novembro de 2011.
Meu amigo Diário,

Você não sabe o que aconteceu comigo hoje... Lembra que eu te falei que tinha prova de Português na Escola hoje?! Poise...
Nossa!! Me matei de estudar em casa, refiz todas as atividades e até procurei na net mais assuntos relacionados sobre o Quinhentismo... A professora já havia falado que a prova não iria ser pesquisada... e eu, você sabe, não sou lá dessas grandes e melhores alunas, mas dessa vez eu me esforcei (também, com uma média daquelas no 1° Bimestre, minha mãe me mataria se eu não me recuperasse nesse!)
Enfim, estudei bastante, mais do que de costume!

Fui para a escola confiante, sentei na primeira cadeira da fila e esperei pacientemente a professora chegar!!
Quando finalmente ela passou por mim com aquele amontoado de provas... eu gelei, subiu um frio na barriga!! Preparei logo o material necessário (lápis, borracha, caneta) e tratei de me acalmar, afinal, tinha estudado tudo! Sabia exatamente como aqueles portugueses chegaram ao Brasil, o que eles encontraram e aquela história todas de catequese que a professora falou durante uma aula inteirinha... Eu estava me sentindo um verdadeiro especialista na Literatura Quinhentista.

Enfim, ela entregou a prova. Era grande, continha três páginas... Estava tão eufórico para levar meu 10,0 para casa que até imaginei o que minha mãe iria dizer ("Parabéns, Jujuba! Dessa vez merece, vou até te deixar ir para aquela festa que você queria tanto!!")
Preencho meu nome, cabeçalho completo, respirei fundo e...

Você não acredita no que foi que aconteceu quando comecei a ler a prova...

______ // _________________ // ____________________ // _________________

E aí? O Que foi que a Jujuba escreveu no diário? Qual a continuação dessa história?

Use a criatividade e poste aqui!

Na próxima aula, a gente lê os vários finais que por aqui aparecerão... hehehe...
Até mais!


11 comentários:

  1. Vamos lá, galerinha...quero saber o que a Jujuba aprontou dessa vez!! heheh...

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Hoje foi a prova que eu tinha comentado com você pois é na hora que a professora entregou a prova passou um filme na minha cabeça na hora que eu começei a ler deu um branco na hora era como ser eu não estive se estudado nada mas depois de algumas minuto lendo comecei a lembra de algumas coisas que eu tinha estudado eu acho que me dei bem na prova.
    juliana da costa fernandes.1ANO J N:24

    ResponderExcluir
  4. Meu amigo você não sabe o que a conteçeu comigo, eu estudei tanto pra prova de português que na hora mim deu um branco, esqueçie de tudo que estudei.
    Mais com o tempo eu começei a lembra de tudo,achou que tirei um 10 minha mãe vai fica super feliz com a minha nota.
    Acho que agora ela vai deixa eu ir pra festa com meu amigos.

    Amigo ja vou indo, vou dormir amanha eu te conto a minha nota, beijinho e boa noite

    Ass:Renata Sousa N°:33

    ResponderExcluir
  5. Não continha nada do que eu havia estudado nela,eu fiquei nervosa e as horas passando... Eu estava quase sem tempo para faze-la.
    Foi aí que resolvie jogar tudo para o alto e fazer a prova. E ainda tive a coragem de dizer a seguinte frase: "Nossa Senhora das mentes complicadas daí-me sabedoria para fazer essa prova..."
    Você não vai acreditar no que aconteceu,meu amigo! No final da aula quando todos estavam entregando as provas, a professora resolvel corrigi-las, até por que tinha-mos dois tempos.
    Quando ela pegou a minha prova ei gelei, porém, estava um pouco confiante. Quando ela terminou de corrigir lançou um olhar daqueles, você sabe, um olhar "43", e me deu os parabéns pois, eu havia fechado a prova.
    Eu quase nao acreditei, enfim agradecie a minha satinha pois foi com ela que eu consiguei fazer a prova.
    Obrigado meu Deus!!!

    ResponderExcluir
  6. Aí MEU DEUS acredita Mimmy, Estudei tanto,nem precisava, a prova tava tão facil.Fiquei de madrugada estudando o conteúdo da prova,fiquei feito doido pra tirar uma nota boa.
    A professora ficou impressionada com a minha nota tirei um 9,8 até valeu a pena ter estudado.
    A minha mãe ficou tão orgulhosa me levou ao shopping para comprar roupas novas e sapatos novos, ela até deixou eu ir a festa da Jéssica
    Mimmy gostei de ter tirado uma nota boa,agora sempre que eu puder estudar vou estudar.
    Foi até bom Oh Mimmy consegui recuperar a nota para o 1ºBimestre.Mimmy agora vou estudar para a prova de matemática xau até amanhã

    Marcelo Coelho

    ResponderExcluir
  7. Esqueçi de tudo que eu estudei e agora meu deus, começei a rezar as minhas maos começaram a soar eu começei a me tremer todinha.
    Se eu tira um zero nesta prova horrivel, minha mae me mata e agora o que eu vou fazer da minha vida, o eu faço direito e guanho tudo que eu quero ate aquela festa que eu tanto pede minha mae , o eu levo zero e estou de castigo o resto da minha vida.
    Mas vou fazer com a cara e a coragem, seja o que deus quizer, fiz a prova me tremendo toda, soando ate minhas maos, mas fiz com a ultima coragem que eu tinha em mim. entreguei minha prova para a professora e sai de sala, quando foi depois a professora me chamou e disse.
    Voce foi a melhor nota da sala PARABENS voce consiguio, eu desmaiei ali mesmo durissima, eu nem imaginava que eu tinha levado um 10.0 minha mae ia se orgulhar de mim eu ia poder ir para todo canto que eu queria.
    Fui pra casa feliz da vida me gabando toda cheguei em casa disse pra minha mae, minha mae se orgulhou muito de mim, e eu fiquei feliz da vida.
    ARIADNE DE CASTRO 1 ANO'J TARDE N'42

    ResponderExcluir
  8. logo esquecir de todo o assunto que avia estudado.No momento me deu um branco daqueles,nao conseguiar pensar de tanto nervosismo. Pensei,pensei, mas nada conseguir fazer. Tentei me acalmar o maximo.Em uma coisa te ve sorte,que a prova era todas de marca,assim eu poderia acerta no chute ou nao.Terminei a prova,entregei a minha professora,ela começou corrigir a prova.Sabe o que aconteceu,mesmo eu tendo da do um branco eu conseguir tirar uma boa nota.

    ResponderExcluir
  9. Eu vi que não era lá essas coisas.A prova estava muito fácil,tudo o que eu tinha estudado "caiu" no teste.
    As questões estavam só a "água". acabei à prova em menos de dez minutos a turma ficou emprecionada com a velocidade, com que eu terminei.
    A professora corrigiu à prova.O resultado não poderia ser outro, um dez.
    Corri para casa para mostra a minha mãe,o resutado da prova.Quando cheguei em casa mostrei minha mãe à prova,e ela disse que estava orgulhosa.
    Depois desse dia sempre tirei dez em todas as provas que fiz.

    ResponderExcluir
  10. Meninos, estou orgulhosa das produções de vocês...fizeram um bom trabalho!! Parabéns... Aos que não conseguiram postar (por problemas no e-mail), eu rcebo manualmente, sem problema algum!!
    Até a próxima história!!
    Bye...

    ResponderExcluir