1
Identifique os advérbios e classifique-os.
a.
Partiu hoje, mas voltará amanhã.
b.
Calmamente, expliquei-lhe que não era motivo para choro.
c.
Poucos ganham muito e muitos ganham pouco.
d.
O orador representou muito bem sua turma.
e.
Permanecerei aqui o tempo que for necessário.
f.
Talvez eles não voltem logo.
g.
Sempre estão alegres, nunca tristes.
2
Informe se o advérbio destacado refere-se ao verbo
, ao adjetivo
ou a outro
advérbio .
Modelo:
Ele falou muito
bem. — refere-se a outro advérbio
a.
Regina tem andado bastante
alegre.
b.
Essa rua é bem
perto daqui.
c.
Todos ouviram atentamente
as explicações do mestre.
d.
O sol estava muito
quente, por isso saí logo
da praia.
e.
Moro perto da
escola, mas bem
longe do serviço.
3
Informe se a palavra destacada é pronome indefinido
ou advérbio.
a.
Sabe-se pouco
sobre o assunto apesar das muitas
pesquisas sobre ele.
b.
Muita gente
pensa que competir é ganhar.
c.
Muitos
frequentam a escola, mas poucos
são os que estudam.
d.
Comemos bastantes
frutas.
e.
Todos estamos bastante
preocupados com os problemas sociais.
4
Identifique o grau dos advérbios destacados.
a.
O filho levanta tão
cedo quanto o pai.
b.
A estrada ficou muito
longe daqui.
c.
Paulo se expressa melhor
do que seu irmão.
d.
Agiu corretissimamente
.
5
Identifique as locuções adverbiais e classifique-as.
a.
Às vezes vem, às vezes não vem.
b.
De vez em quando aparece alguém para visitá-lo.
c.
Solitário, andava a esmo. De repente surgiu-lhe a ideia de comprar
um
presente. Com certeza ela iria gostar e tudo se arranjaria.
d.
Ali não havia censura, por isso todos falavam à vontade.
e.
Entrou à direita e de longe já avistou a pequena casa branca.
f.
“Um dos preceitos do estatuto familiar, em minha casa, era que
rapazes
não deviam ficar à toa, por tempo nenhum e a nenhum
pretexto.”
(Cyro dos Anjos)
6
Crie perguntas iniciadas com advérbios interrogativos
para as afirmações
abaixo.
Modelo:
Seu tio mora no Ceará
. Onde mora
seu tio?
a.
Seus amigos chegaram ontem.
b.
A criança chorou porque perdeu a boneca.
7
Transcreva as frases,
substituindo os advérbios destacados por adjetivos
adverbializados.
Modelo:Fomos
diretamente ao
supermercado.
Fomos
direto ao
supermercado.
a.
Falem moderadamente
para as crianças
entenderem.
b.
Vistam-se rapidamente
porque estamos atrasados.
c.
Falemos seriamente,
pois o assunto é importante.
d.
Pisem suavemente
para que ninguém nos ouça.
8
Informe a classe gramatical
a que pertencem as palavras destacadas:
“Começou
a ficar escuro e ela
teve medo.
A chuva caía
sem tréguas
e
as calçadas
brilhavam úmidas à luz
das lâmpadas. Passavam
pessoas
de
guarda-chuva,
impermeável, muito
apressadas, os rostos
cansados.
Os
automóveis deslizavam pelo asfalto molhado
e uma ou outra
buzina
tocava maciamente.”
(Clarice
Lispector)
9
Identifique e classifique
as palavras e locuções denotativas.
Modelo:
Eliane também
foi à festa.
também:
palavra denotativa de inclusão
Ele
é que sabe
tudo.
é
que: locução denotativa de realce
a.
Só um aluno foi reprovado.
b.
Veja só que horror!
c.
Aconteceu nesta semana, aliás, na semana passada.
d.
Eu lá estou me importando com o que falam?
e.
Até uma criança faz isso.
f.
Então, gostaram da festa?
g.
Preciso de você, quer dizer, preciso de um favor seu.
h.
Faz uns dois meses que não como carne.
10
Classifique as palavras e
locuções denotativas destacadas.
a.
Eu também amarei.
b.
Eis o
livro que você não encontrou.
c.
Todos os alunos fizeram o trabalho, menos
um.
d.
Você é que
sabe viver.
e.
Faremos uma prova nesta semana, ou
melhor, na semana que
vem.
cade as respostas???????????
ResponderExcluirCade as respostas??
ResponderExcluirCadê as resposta
ResponderExcluir