Seguidores

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Advérbios - Parte I



1 Identifique os advérbios e classifique-os.
a. Partiu hoje, mas voltará amanhã.
b. Calmamente, expliquei-lhe que não era motivo para choro.
c. Poucos ganham muito e muitos ganham pouco.
d. O orador representou muito bem sua turma.
e. Permanecerei aqui o tempo que for necessário.
f. Talvez eles não voltem logo.
g. Sempre estão alegres, nunca tristes.

2 Informe se o advérbio destacado refere-se ao verbo , ao adjetivo ou a outro advérbio .
Modelo: Ele falou muito bem. — refere-se a outro advérbio
a. Regina tem andado bastante alegre.
b. Essa rua é bem perto daqui.
c. Todos ouviram atentamente as explicações do mestre.
d. O sol estava muito quente, por isso saí logo da praia.
e. Moro perto da escola, mas bem longe do serviço.

3 Informe se a palavra destacada é pronome indefinido ou advérbio.
a. Sabe-se pouco sobre o assunto apesar das muitas pesquisas sobre ele.
b. Muita gente pensa que competir é ganhar.
c. Muitos frequentam a escola, mas poucos são os que estudam.
d. Comemos bastantes frutas.
e. Todos estamos bastante preocupados com os problemas sociais.

4 Identifique o grau dos advérbios destacados.
a. O filho levanta tão cedo quanto o pai.
b. A estrada ficou muito longe daqui.
c. Paulo se expressa melhor do que seu irmão.
d. Agiu corretissimamente .

5 Identifique as locuções adverbiais e classifique-as.
a. Às vezes vem, às vezes não vem.
b. De vez em quando aparece alguém para visitá-lo.
c. Solitário, andava a esmo. De repente surgiu-lhe a ideia de comprar
um presente. Com certeza ela iria gostar e tudo se arranjaria.
d. Ali não havia censura, por isso todos falavam à vontade.
e. Entrou à direita e de longe já avistou a pequena casa branca.
f. “Um dos preceitos do estatuto familiar, em minha casa, era que
rapazes não deviam ficar à toa, por tempo nenhum e a nenhum
pretexto.” (Cyro dos Anjos)

6 Crie perguntas iniciadas com advérbios interrogativos para as afirmações abaixo.
Modelo: Seu tio mora no Ceará . Onde mora seu tio?
a. Seus amigos chegaram ontem.
b. A criança chorou porque perdeu a boneca.

7 Transcreva as frases, substituindo os advérbios destacados por adjetivos adverbializados.
Modelo:Fomos diretamente ao supermercado.
Fomos direto ao supermercado.
a. Falem moderadamente para as crianças entenderem.
b. Vistam-se rapidamente porque estamos atrasados.
c. Falemos seriamente, pois o assunto é importante.
d. Pisem suavemente para que ninguém nos ouça.

8 Informe a classe gramatical a que pertencem as palavras destacadas:
Começou a ficar escuro e ela teve medo. A chuva caía sem tréguas
e as calçadas brilhavam úmidas à luz das lâmpadas. Passavam pessoas
de guarda-chuva, impermeável, muito apressadas, os rostos cansados.
Os automóveis deslizavam pelo asfalto molhado e uma ou outra
buzina tocava maciamente.” (Clarice Lispector)

9 Identifique e classifique as palavras e locuções denotativas.
Modelo: Eliane também foi à festa.
também: palavra denotativa de inclusão
Ele é que sabe tudo.
é que: locução denotativa de realce
a. Só um aluno foi reprovado.
b. Veja só que horror!
c. Aconteceu nesta semana, aliás, na semana passada.
d. Eu lá estou me importando com o que falam?
e. Até uma criança faz isso.
f. Então, gostaram da festa?
g. Preciso de você, quer dizer, preciso de um favor seu.
h. Faz uns dois meses que não como carne.

10 Classifique as palavras e locuções denotativas destacadas.
a. Eu também amarei.
b. Eis o livro que você não encontrou.
c. Todos os alunos fizeram o trabalho, menos um.
d. Você é que sabe viver.
e. Faremos uma prova nesta semana, ou melhor, na semana que
vem.

3 comentários: