Seguidores

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Sonhos - Moacyr Scliar




Gregório telefona a Berta.

_Berta,você está bem?

_Sim, Gregório, por quê?

_Tive um sonho horrível esta noite. Sonhei que você se afogava num mar revolto. Eu era o salva-vidas na praia.

_E você me salvou, Gregório

_Claro, Berta. Quem mais poderia te salvar?

No dia seguinte telefona de novo.

_Berta,você está bem?

_Sim Gregório, por quê?

_Tive um sonho horrível esta noite. Sonhei que você estava com nefrite, e que eu era o médico a quem você consultava.

_E você me salvou, Gregório?

_Claro Berta. Quem mais poderia te salvar?

Terceiro dia:

_Berta, você está bem?

_Sim, Gregório. Por quê?

_Tive um sonho horrível esta noite. Sonhei que você estava possuída pelos demônios.

Eu era o sacerdote que te exorcizava.

_E você me salvou, Gregório?

_Claro, Berta. Quem mais poderia te slavar?

No quarto dia Berta aceita a proposta de Gregório. Casam-se. E desde então ela tem um único sonho: que Gregório está morto, morto, morto.

(SCLIAR, Moacyr. In: RAMOS, Ricardo. A palavra é amor. São Paulo: Scipione, 1988, p.88)


INTERPRETAÇÃO TEXTUAL 

1. Quais os artifícios que Gregório usa para conquistar Berta?

2. Infere-se que Berta é uma moça difícil de ser conquistada. Mas Gregório é persuasivo e consegue o que quer. Qual era o objetivo do cavalheiro?

3. No texto, qual significado das expressões: nefrite - exorcizar - mar revolto.

4.Por que passa a sonhar que Gregório está morto?

5. Escreva os substantivos presente no texto.

6.Continue o texto simulando os acontecimentos do quarto dia.Utilize os mesmos recursos dos parágrafos anteriores.


Lima & Lobato: olhares brasileiros

Oi, turmas do 3º Ano


Depois de assistir aos vídeos abaixo elabore uma apresentação em power point, com até 4 páginas, para ser postado aqui no blog ou no face da escola (Escola Paulo Benevides).


Nessa trabalho vocês deverão relacionar as obras aos autores,ou seja, Monteiro Lobato/Negrinha e Lima Barreto/Triste fim de Policarpo Quaresma. Apresente as relações de "brasilidade" na obra dos autores.



Procure não copiar ideias da "net". Seja original! 





link dos vídeos
http://www.youtube.com/watch?v=5kctWCG7QfM - Negrinha, do Monteiro Lobato
http://www.youtube.com/watch?v=XVnrSfjIXQo&feature=related - Monteiro Lobato, Entrelinhas
http://www.youtube.com/watch?v=VkzhcCDuB4g - Lima Barreto: um grito brasileiro
http://www.youtube.com/watch?v=aHnWjuBMKsg&feature=related - O triste fim de Policarpo Quaresma - livro trailer

domingo, 27 de maio de 2012

Vamos à Gramática.

Oi de novo 2º ano

Escutem a música Substantivo, da banda Sujeito Simples:

http://www.youtube.com/watch?v=GYOtVWCSCiM


Leiam a letra: 

Substantivo é a classe variável que nomeia objetos, pessoas, sentimentos, lugares.

Primitivo e derivado: jornal e jornalista. 

Simples e composto: sol e girassol.

Próprio e comum: Pedro e café.

Concreto e abstrato: pedra e alegria.

E os coletivos: alcateia, fauna, flora galeria, assembleia, esquadrilha e legião. 

Mais coletivos: bateria, batalhão, colmeia, cordilheira, revoada e multidão. Oh, oh, oh...

E quanto aos gêneros?

Gênero biforme: masculino e feminino.Exemplo de biforme: menina ou menino.

Gênero uniforme: apenas uma forma

E pode ser epiceno: a cobra, a onça, o gavião, a girafa e o jacaré.

Comum de dois: jornalista, pianista, jovem, artista.

Sobrecomum: a pessoa, o indivíduo, o cônjuge e a testemunha.Oh, oh, oh...


Agora vamos a ação, né?!

  1. Identifique o conceito presente na música.  
  2. Diga quais são os nomes que tipificam (eles estão em negrito) o substantivo e o seu conceito.


Contatos com o Romantismo

Oi turmas de 2º ano

atividade MARAVILHOSA pra vocês!
Escutem e leiam as letras das músicas abaixo:
  • Você é lindacantada pelo Caetano Veloso
  • Todas elas juntas num só ser, cantada pela Ana Carolina ou pelo Lenine

Agora digam o que essa músicas tem a ver com o Romantismo, a escola literária que estamos estudando agora. 

Comentem no blog, tá!
beijocas.

links para músicas e letras:
http://www.youtube.com/watch?v=W6H_4YAF4zI - Caetano Veloso
http://letras.terra.com.br/caetano-veloso/43884/ - Caetano Velos
http://www.youtube.com/watch?v=ncF7x-geXrg - Ana Carolina
http://letras.terra.com.br/lenine/122735/- Lenine




terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Atividade de Recuperação Paralela

Oi, turmas do 2º ano
como tinha prometido a vocês, estou disponibilizando uma das Atividades de Recuperação Paralela. Somente estudo de texto, tá? É importante que, quando vocês forem imprimir, façam um cabeçalho com nome, nº, série, enfim, tudo que permita que eu identifique vocês.
Juízo e bom trabalho!
Sandra

ESTORINHA DE RUBEM BRAGA

Afonso Romano d Sant'Anna

INFORMAÇÕES DO TEXTO:

  1. Como o narrador descreve Rubem Braga?

  2. O que Rubem Braga fazia 'vez por outra'? Quando ele fazia?

  3. De que trata o texto?

  4. O que fazia a personagem?

  5. O que um pseudônimo expressa?

  6. Por que o pseudônimo da personagem era Violeta Tímida?

  7. O que a personagem cansou de esperar?

  8. Qual atitude ousada ela tomou?

  9. Onde as moças da época arranjavam maridos?

  10. Qual a crítica que o narrador faz as relações atuais?

  11. Onde Violeta colocou seu nome? O que ela desejava?

  12. De onde era o moço que se correspondia com Violeta?

  13. Por que em pouco tempo toda a cidade sabia que Violeta estava correspondendo-se seriamente?

  14. O que Violeta pediu ao fotógrafo e porque?

  15. Quem eram os intermediários dos noivos? Por que eles precisavam de intermediários?

  16. Qual foi o decepção do noivo? O que ele resolveu fazer?

  17. Como ficou a tímida Violeta?

  18. O que fez o padrinho da noiva? Qual ameaça que ele fez ao noivo?

  19. Qual o resultado da ameaça do deputado?

  20. O que o noivo exigiu depois que os noivos se casaram? Para que?

  21. O que aconteceu trinta anos depois?

  22. Como estava a ex-professora de Rubem Braga?

INTERPRETAÇÃO DE TEXTO:

  1. Explique a frase “trabalhava-se primeiro a aproximação das almas e, depois, a dos corpos”.

  2. Por que o deputado estava acostumado 'as mumunhas' dos acordos políticos?

  3. Por que o nome “Jornal das Moças”?

  4. Explique a frase “seria melhor apresentar um retrato a altura de sua alma”.

  5. Por que o texto é considerado uma crônica?

VOCABULÁRIO:

  1. De onde vem a expressão 'foram felizes para sempre'?

  2. A quem o narrador se refere quando usa a expressão 'rapaz do sul'?

  3. Pesquise o significado das palavras:

        1. estorinha

        2. insólita

        3. corcel

        4. pirotecnias

        5. intermediário

        6. desonra

        7. mumunhas

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

É muito fácil rimar...

Não há limites que possa alcançar
Dos devaneios que começam a voar
Pular, correr, dizer, caminhar pelo ar
Sentir, pensar, olhar e tudo respirar

A vista não alcança o horizonte
Emoções não há limites podendo chegar
A vida não é fácil realmente explicar
Nadar sobre a terra, correr sobre o mar

Querer aprender o porquê de justificar
Nas nuvens como uma ave lá chegar
As suas claudicações e sua culpa ostentar

Seus braços içar e sonhos conquistar
Poder proferir como se deve falar
E dizer como é fácil rimar.

Poeta Bruno Oliveira Santiago (Escola Paulo Benevides - aluno do 2°ano F)

Momento da Poesia...

Poema de Erick Oliveira Bessa Xavier (Aluno da Escola Escola Estadual Paulo Benevides, 2°ano F, tarde - Professora Rejane)

Cuidado minucioso, belo enigma
Audácia escrita pelo momento
Dias amargos, tenho estima
Noites fúlgidas, surge conhecimento

Surreal, ignotas leituras
Prazeres tardonhos
Palavras, grandes estruturas
Possuindo meus sonhos

Palavras ressoam, satisfaz
Molduras do tempo, história
Memória de ser capaz

Estamos a pensar
Sempre a criar
Parnasiano ato de amar