Seguidores

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Sonhos - Moacyr Scliar




Gregório telefona a Berta.

_Berta,você está bem?

_Sim, Gregório, por quê?

_Tive um sonho horrível esta noite. Sonhei que você se afogava num mar revolto. Eu era o salva-vidas na praia.

_E você me salvou, Gregório

_Claro, Berta. Quem mais poderia te salvar?

No dia seguinte telefona de novo.

_Berta,você está bem?

_Sim Gregório, por quê?

_Tive um sonho horrível esta noite. Sonhei que você estava com nefrite, e que eu era o médico a quem você consultava.

_E você me salvou, Gregório?

_Claro Berta. Quem mais poderia te salvar?

Terceiro dia:

_Berta, você está bem?

_Sim, Gregório. Por quê?

_Tive um sonho horrível esta noite. Sonhei que você estava possuída pelos demônios.

Eu era o sacerdote que te exorcizava.

_E você me salvou, Gregório?

_Claro, Berta. Quem mais poderia te slavar?

No quarto dia Berta aceita a proposta de Gregório. Casam-se. E desde então ela tem um único sonho: que Gregório está morto, morto, morto.

(SCLIAR, Moacyr. In: RAMOS, Ricardo. A palavra é amor. São Paulo: Scipione, 1988, p.88)


INTERPRETAÇÃO TEXTUAL 

1. Quais os artifícios que Gregório usa para conquistar Berta?

2. Infere-se que Berta é uma moça difícil de ser conquistada. Mas Gregório é persuasivo e consegue o que quer. Qual era o objetivo do cavalheiro?

3. No texto, qual significado das expressões: nefrite - exorcizar - mar revolto.

4.Por que passa a sonhar que Gregório está morto?

5. Escreva os substantivos presente no texto.

6.Continue o texto simulando os acontecimentos do quarto dia.Utilize os mesmos recursos dos parágrafos anteriores.


Um comentário:

  1. Eu queria Fazer uma Pegunta , Por que Ela começou a Sonhar Que ele estava Morto , Morto, Morto ?? Isso A Autora Quiz dizer como Opinião própria?? Eu espero Resposta

    ResponderExcluir