Seguidores

terça-feira, 4 de setembro de 2012


AULA Nº 03 - Formação para o Trabalho - Trabalho e Linguagens: REDAÇÃO COMERCIAL E TÉCNICA - E.E.F.M. Paulo Benevides – Ano 2012 - Profº Jefferson – Aluno:

ESTETICA DA CARTA COMERCIAL

Estilo endentado ou semibloco

Varia a estética, ou seja, a distribuição do texto no papel conforme a empresa. Algumas exigem que se coloquem à esquerda o destinatário, a saudação inicial (invocação) e iniciais do redator e digitador e estabelecem como norma grafar a data e assinatura com término na margem direita ou quase rente a ela. Recomendam ainda que os parágrafos iniciem a partir de 10 toques do início da margem esquerda. Esse es­tilo é denominado endentado ou semibloco.
A margem esquerda do papel deve ser de 20 espaços e a da direita de aproxi­madamente 10; para os parágrafos, contam‑se 10 espaços. O espaço interlinear é 1,5. Os espaços em branco no alto do papel e abaixo do texto da carta formam a faixa de segurança do documento. São necessários para seu arquivamento. Colocam‑se entre os parágrafos dois espaços de 1,5 ou três espaços simples (3 x 1).
A estética recomenda que as margens sejam uniformes, que a margem direita seja tão perfeita quanto possível. Se a carta for pequena, com apenas cinco ou seis linhas, os espaços apresentados anteriormente devem ser ampliados, de tal modo que o resultado final da digitação resulte em um todo harmonioso e agradável.
        Na invocação, é recomendável que se altere o prezado senhor, já tão batido, por outra fórmula menos comum.

Exemplo de carta em estilo endentado ou semibloco



São Paulo, 14 de fevereiro de 1999.



Dr. França Pinto
Companhia Arapongas Ltda.



Senhor Empresário:

Iniciamos este ano a comercialização de Cartões de Natal confeccionados pelas crianças abrigadas na Fundação Estadual do Bem‑Estar do Menor ‑ Febem.
Tal iniciativa se prende a uma postura de incentivo à criatividade infanto‑juvenil, de integração do menor à so­ciedade por meio da arte e de auxílio por meio do trabalho.
Convidamos Vossa Senhoria a participar desse processo de integração social, cumprimentando seus amigos, familia­res e conhecidos com cartões da Febem.
Agradecemos, em nome dos menores, a preferência que V. Sa. nos dará.

Atenciosamente,


Ana Teodora Nery,
Diretora Social.


ATN/SM


 Estilo bloco

Outra forma de dispor os elementos de uma carta é colocar a data e a assinatura no centro do papel, iniciando‑se os parágrafos na margem esquerda, sem dar nenhum espaço. A margem direita não é rigorosamente exigida. Para facilitar a leitura, pode‑se deixar espaço maior entre um e outro parágrafo.


São Paulo, 22 de setembro de 19X9.



Senhor:


Há vários anos o IV Comar ‑ IV Comando Aéreo Regional ‑ vem dedicando esforços cada vez mais intensos à prevenção de acidentes. Isto é feito por meio de Seminários Regionais de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos.  
Este ano, como não poderia deixar de ser, discutiremos mais uma vez as técnicas dessa atividade.
O encontro se realizará em São Paulo, entre 10 e 13 de outubro, a partir das 19 h, no Palácio das Convenções do Anhembi.
Os assuntos abordados nesse Seminário interessam a todos aqueles que, direta ou indiretamente, lidam com a atividade aérea: pilotos, proprietários de aeronaves, mecânicos, instrutores, pessoal de pista, despachantes operacionais de vôo, comissários etc., inclusive pessoas cuja participação possa ser eventual, como bombeiros, médicos, policiais.

Contamos com sua presença.  
Traga‑nos sua experiência.


Osório de Almeida,
Diretor Administrativo.


Anexa: ficha de inscrição do evento, inteiramente grátis.


AO/AM

Estilo bloco compacto ou cheio

Segundo um terceiro estilo, data, destinatário, invocação, assinatura, iniciais do digitador e redator são colocados junto à margem esquerda. A margem direita fica livre, mas isto não significa ocupar todo o papel, com prejuízo da estética. Esse estilo é conhecido como carta em bloco compacto.



São Paulo, 15 de fevereiro de 19X9.



Ref.: Atualização de Português.



Senhores:

Estão abertas as inscrições para os Cursos Gil Vicente:
Curso de Atualização de Português para Executivos;
Curso de Atualização de Português para Secretárias;
Curso de Português para interessados em geral e
Curso de Atualização de Português para tradutores.
Os cursos são rigorosamente estruturados, de forma
que atendam às necessidades desses profissionais
no aperfeiçoamento e atualização do Português, em
horários compatíveis com as exigências dos interessados.
Informações poderão ser obtidas pelo telefone .........
(ramal 1980), a qualquer hora, mesmo aos sábados,
domingos e feriados.

Atenciosamente,

Bernardim Ribeiro,
Diretor.

BR/SC

EXERCÍCIOS

Produza uma carta em cada um dos estilos estudados comunicando o lançamento de um novo produto da indústria cosmética.

1. Carta em estilo endentado ou semibloco
2.  Estilo bloco
3. Estilo

2 comentários: