Seguidores

terça-feira, 12 de abril de 2011

Cantigas de Amor


Nas cantigas de amor o homem se refere à sua amada como sendo uma figura idealizada, distante. O poeta fica na posição de fiel vassalo, fica as ordens de sua senhora, dama da corte, onde esse amor é considerado como um objeto de sonho, ou seja, impossível, que está longe. Esta cantiga teve origem no sul da França, apresentando um eu – lírico é masculino e também sofredor. Nas cantigas de amor o poeta chama sua amada de senhor, pois naquela época, todas as palavras que terminavam com “or”, em galego-português não tinham feminino, portanto ele dizia “minha senhor”, ele cantava a dor de amar, onde está sempre acometido da “coita”. Essa palavra (coita)é muito usada nessas cantigas, ela significa sofrimento por amor.

Vejamos um exemplo de cantiga de amor:

Texto I – Cantiga de amor


Essa cantiga de Afonso Fernandes mostra algumas características de incorrespondência amorosa.

“Senhora minha, desde que vos vi,
lutei para ocultar esta paixão
que me tomou inteiro o coração;
mas não o posso mais e decidi
que saibam todos o meu grande amor,
a tristeza que tenho, a imensa dor
que sofro desde o dia em que vos vi.”


Nessa 1ª estrofe o trovador expressa o que sente mais de uma maneira que expressa súplica, a mulher que ele conheceu está sendo idealizada em que ele se declara a ela, ele expõe os argumentos que justificam sua desgraça.

E hoje? Tem trovadorismo?
Olhem só essa letra de música...(Zuka - Minha dona)

Eu não sei seu nome, sua idade
Nem seu endereço pra falar a verdade
Já faz algum tempo te procuro
Em bares, festas e ate no google.
Esta faltando alguém no banco do carona
Pra eu beijar e chamar de minha dona

Já cansei de procurar
Eu só quero te encontrar
Não sei mais pra onde olhar

Tento te achar em meio aos lábios
Às vezes sinto que esta do meu lado
Estou cercado de pessoas
Mas todas elas me enjoam
Esta faltando alguém no banco do carona
Pra eu beijar e chamar de minha dona

Já não sei o que fazer mas sinto sua presença dentro do meu ser
Já não sei onde procurar dentro de cada olhar tento de encontrar
No ar, nos cheiros do bar, dos passam ao meu lado no cabelo aos lábios
Que me leva a um bom lugar dona bela dona do meu ser
Ganhou meu coração me faz enlouquecer
Versos que procuram algo dentro do universo pra trazer minha cura
Dessa falta de afeto pois algo tão bom não pode ficar só na saudade
Então escute baby e faça uma caridade preencha meu vazio trazendo a felicidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário