Seguidores

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

O Triste Fim de Policarmo Quaresma



Vocês já ouviram falar nesse livro?
O Triste Fim de Policarpo Quaresma é um livro de Lima Barreto, da época do Modernismo, no final do século XIX.
Policarpo, protagonista do livro, é um patriota fervoroso, estudioso das tradições brasileiras, dos aspectos físicos e sociais do nosso país. Por ser patriota demais, tem determinadas atitudes que as pessoas consideram loucas (como pedir para o Governo que colocasse como língua oficial do nosso país o tupi!!).
Enfim, nosso personagem tem atitudes e projetos que são impossíveis de serem realizados no país em que vivemos.
O livro traz uma história maravilhosa, na qual podemos encontrar o amor pela língua, pela nação, o interesse dos políticos em ganhar dinheiro (e não ajudar a população), podemos entender a geografia do Brasil, o momento histórico que vivenciamos...
O livro é, realmente, único na Literatura Brasileira e, em 2011, completa 100 anos de sua primeira edição!!

Que tal conhecermos? Vá à biblioteca da sua escola ou livraria e sebos... É uma oportunidade excelente de se deliciar com a história de Policarpo Quaresma!!Aaah!! E para os que gostam, há o filme também!!

Não deixem de ler (ou ver)!! rsrs...

4 comentários:

  1. Através de Policarpo, Lima Barreto tematiza um embate entre o real e o ideal. O "triste fim" de Policarpo é a perda de todos os ideais, quando percebe que dedicou sua vida a uma causa inútil. - Alunos do 3° ano "A" da escola Paulo Benevides (Dayane Menezes, Domingos Sávio, Nayara Busson, Taislane Brito)

    ResponderExcluir
  2. Este livro relata a historia de um homem que para defender a cultura de seu país enfrenta qualquer tipo de barreira e as mais loucas ações, que para os dias atuais são impossíveis.

    JAELSON FREITAS 3º A.

    ResponderExcluir
  3. Nos entendemos que o livro conta a história de um homem patriota que tem sonhos para o seu pais.Muito antigo e muito valorizado na literatura brasileira.
    Micaelle M e Francisca Amanda
    3° ano A

    ResponderExcluir
  4. esse livro concerteza deve ser bem interesante...pois conta um uma historia com garra,força...
    thays de sousa, graziele medeiros, aline meneses.
    3° A

    ResponderExcluir