Seguidores

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

O Diário... 1° ano J



Olá, 1° J!!
Sejam bem-vindos ao blog de Língua Portuguesa...
Como vocês sabem estamos estudando em sala um gênero textual bastante
e conhecido de vocês: o DIÁRIO!
Nós já lemos trechos de diários e também estudamos um pouco as características dele, como a linguagem informal, a colocação da data, do famoso "Querido Diário..." (ou outros nomes bem criativos!!)
O que vocês vão fazer hoje é um exercício de construção de texto...
Abaixo, há o início de uma página de diário... A função de vocês será tentar completar essa página, postando um possível fim para a história que irá ser contada...

Vamos lá... mãos à obra e CRIATIVIDADE!!!

Fortaleza, 24 de novembro de 2011.
Meu amigo Diário,

Você não sabe o que aconteceu comigo hoje... Lembra que eu te falei que tinha prova de Português na Escola hoje?! Poise...
Nossa!! Me matei de estudar em casa, refiz todas as atividades e até procurei na net mais assuntos relacionados sobre o Quinhentismo... A professora já havia falado que a prova não iria ser pesquisada... e eu, você sabe, não sou lá dessas grandes e melhores alunas, mas dessa vez eu me esforcei (também, com uma média daquelas no 1° Bimestre, minha mãe me mataria se eu não me recuperasse nesse!)
Enfim, estudei bastante, mais do que de costume!

Fui para a escola confiante, sentei na primeira cadeira da fila e esperei pacientemente a professora chegar!!
Quando finalmente ela passou por mim com aquele amontoado de provas... eu gelei, subiu um frio na barriga!! Preparei logo o material necessário (lápis, borracha, caneta) e tratei de me acalmar, afinal, tinha estudado tudo! Sabia exatamente como aqueles portugueses chegaram ao Brasil, o que eles encontraram e aquela história todas de catequese que a professora falou durante uma aula inteirinha... Eu estava me sentindo um verdadeiro especialista na Literatura Quinhentista.

Enfim, ela entregou a prova. Era grande, continha três páginas... Estava tão eufórico para levar meu 10,0 para casa que até imaginei o que minha mãe iria dizer ("Parabéns, Jujuba! Dessa vez merece, vou até te deixar ir para aquela festa que você queria tanto!!")
Preencho meu nome, cabeçalho completo, respirei fundo e...

Você não acredita no que foi que aconteceu quando comecei a ler a prova...

______ // _________________ // ____________________ // _________________

E aí? O Que foi que a Jujuba escreveu no diário? Qual a continuação dessa história?

Use a criatividade e poste aqui!

Na próxima aula, a gente lê os vários finais que por aqui aparecerão... hehehe...
Até mais!