Seguidores

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

FUNÇÕES DA LINGUAGEM

Reconheça nos textos a seguir, as funções da linguagem:

a) "O risco maior que as instituições republicanas hoje correm não é o de se romperem, ou serem rompidas, mas o de não funcionarem e de desmoralizarem de vez, paralisadas pela sem-vergonhice, pelo hábito covarde de acomodação e da complacência. Diante do povo, diante do mundo e diante de nós mesmos, o que é preciso agora é fazer funcionar corajosamente as instituições para lhes devolver a credibilidade desgastada. O que é preciso (e já não há como voltar atrás sem avacalhar e emporcalhar ainda mais o conceito que o Brasil faz de si mesmo) é apurar tudo o que houver a ser apurado, doa a quem doer." (O Estado de São Paulo)

b) O verbo infinitivo
Ser criado, gerar-se, transformar
O amor em carne e a carne em amor; nascer
Respirar, e chorar, e adormecer
E se nutrir para poder chorar

Para poder nutrir-se; e despertar
Um dia à luz e ver, ao mundo e ouvir
E começar a amar e então ouvir
E então sorrir para poder chorar.

E crescer, e saber, e ser, e haver
E perder, e sofrer, e ter horror
De ser e amar, e se sentir maldito

E esquecer tudo ao vir um novo amor
E viver esse amor até morrer
E ir conjugar o verbo no infinito... (Vinícius de Morais)

c) "Para fins de linguagem a humanidade se serve, desde os tempos pré-históricos, de sons a que se dá o nome genérico de voz, determinados pela corrente de ar expelida dos pulmões no fenômeno vital da respiração, quando, de uma ou outra maneira, é modificada no seu trajeto até a parte exterior da boca." (Matoso Câmara Jr.)

d) " - Que coisa, né?
- É. Puxa vida!
- Ora, droga!
- Bolas!
- Que troço!
- Coisa de louco!
- É!"

e) "Fique afinado com seu tempo. Mude para Col. Ultra Lights."

f) "Sentia um medo horrível e ao mesmo tempo desejava que um grito me anunciasse qualquer acontecimento extraordinário. Aquele silêncio, aqueles rumores comuns, espantavam-me. Seria tudo ilusão? Findei a tarefa, ergui-me, desci os degraus e fui espalhar no quintal os fios da gravata. Seria tudo ilusão?... Estava doente, ia piorar, e isto me alegrava. Deitar-me, dormir, o pensamento embaralhar-se longe daquelas porcarias. Senti uma sede horrível... Quis ver-me no espelho. Tive preguiça, fiquei pregado à janela, olhando as pernas dos transeuntes." (Graciliano Ramos)

g) " - Que quer dizer pitosga?
- Pitosga significa míope.
- E o que é míope?
- Míope é o que vê pouco."

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Obrigada!

Olá, moçada!
Gostaria de agradecer a todos que participaram da caminhada e encontro de escolas na Messejana, em especial a Escola Paulo Benevides (vocês estavam ótimos...hehehehe...)!
Acredito que conseguimos mostrar à comunidade que o verdadeiro culpado por essa greve é o Governo do Estado, e não o professor (e muito menos o aluno!!)...
Chamamos a atenção de todos que estavam passando pela praça e adjacências, conseguimos o apoio de muitas escolas (José de Barcelos, José de Alencar, Tecla Frreira, Telina Barbosa, Otacílio Colares e inúmeras outras...)

Parabéns para nós!!
Ah! Só para lembrar, nossa luta não acabou hj não viu?!
Amanhã, sairão ônibus da escola José de Barcelos e Paulo Benevides para o Palácio da Abolição.
Quem quiser nos acompanhar, basta comparecer em frente às escolas às 7:00.

Contamos com o apoio de todos!!
Valeu, galerinha!!

terça-feira, 2 de agosto de 2011

CONVOCAÇÃO

EM DEFESA DA EDUCAÇÃO
PAULO BENEVIDES VAI À LUTA SIM!

Local: Praça da Messejana
Horário: 09:00 (Manhã)
Data: 04/08/11 (Quinta-feira)

Quem vai: Alunos e professores de TODAS as escolas próximas ao local.
Haverá carro de som, panfletagem...Enfim, vamos tentar mostrar a comunidade que nossos professores merecem RESPEITO!!

EDUCAÇÃO DE QUALIDADE JÁ!!

PAULO BENEVIDES - GREVE

ATENÇÃO MOÇADA!!
Vamos à LUTA!
O apoio de vcs aos professores éfundamental... Todos já escutaram as várias razões pelas quais estamos lutando: uma delas é a melhoria salarial e a qualidade da nossa carreira!
Para vc entender o quanto nossa categoria recebe desacso dos governantes, basta perguntar aos colegas QUEM QUER SER PROFESSOR!!
A resposta: NINGUÉM!! Muito trabalho, muita responsabilidade e POUCO reconhcimento... Como vou fazer uma Especialização, Mestrado, Doutorado... se o Governo não me incentiva para isso?!
Será que meus alunos não merecem professores de qualidade?

Vale lembrar, meninada, TODO MUNDO PRECISA DE UM PROFESSOR!! Vamos nos ajudar a conquistar nossa valorização profissional, afinal de contas, quem sai ganhando são vcs!!!


PARA ENTENDER UM POUCO MAIS

E aí?! Vamos nessa, todas as escolas juntas, unidas e misturadas, num grande movimento em defesa da NOSSA Educação!!