Seguidores

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Antenado...

Medo e incapacidade de fazer algo diante da violência que vem entrando pela porta da frente das escolas e ocupando espaços antes reservados à aprendizagem de uma vida melhor.

Na manhã de ontem, a Escola de Ensino Fundamental e Médio Joaquim Alves, no Panamericano, estava fechada. A noite anterior temporalizara um crime de vingança e deixara estirado no chão o aluno Alessandro Rosa da Silva, 23, após dezenas de estudantes terem presenciado a cena da morte do colega, atingido por oito tiros.

O crime se repete cada dia com mais frequência, no Brasil, impulsionado pela falta de segurança e pela vulnerabilidade crescente de jovens em meio à realidade do tráfico de drogas. A vítima não se restringe apenas ao rapaz morto, mas à toda comunidade escolar. (...)

Não posso falar

Os alunos temem retaliação. “Não posso falar”, é o que mais se ouvia. Ainda assim, a vontade de dizer o que pensavam era evidente. As vozes deles formavam um coro de apelo.

“Eu estou apavorada, ontem não consegui dormir. A gente sabe que pode acontecer de novo porque violência aqui tem demais. Eles (traficantes) ficam aqui na esquina da escola, fumando e oferecendo. Ninguém faz nada”, diz uma aluna, que pede para não ser identificada. “Qualquer um entra (na escola) na hora que quer. E dentro da escola, o pessoal fica fumando, principalmente, à noite. A escola não faz nada, o pessoal não respeita nem os professores”, desabafa outro estudante.

Para os familiares, a aflição é ainda maior. A costureira Maria Rodrigues, 57, resolveu transferir a neta para um colégio particular. “A escola não é mais como antes. Essa violência, as más companhias deixam a gente com medo. Não passa mais os valores nem a autoridade de ontem, afirma.(...)


ENTENDA A NOTÍCIA

Na noite de quarta, um estudante foi assassinado no pátio da Escola Joaquim Alves, que possui cerca de mil alunos, nos três turnos. A violência nas instituições de ensino vem crescendo e assusta professores, pais e alunos.

SAIBA MAIS

Neste ano, dois outros crimes ocorreram dentro de escolas públicas no Ceará.

Thiago não era aluno da escola. Segundo a Polícia, ele morava no bairro. No dia 28 de março, Thiago Freitas de Menezes foi assassinado dentro do Colégio Polivalente, no Conjunto Prefeito José Walter.

No dia 26 de abril, em Sobral, bandidos invadiram uma escola para tomar a arma do vigilante.

O vigia reagiu e matou um dos assaltantes.

De acordo com o coordenador-administrativo da Seduc, Marcelo Bezerra, os vigilantes das escolas não podem ter armas de fogo. O treinamento dos vigilantes ou porteiros escolares é de responsabilidade da empresa contratada.


PARA REFLETIR...


Olá, meninos!! O post que vocês acabaram de ler foi retirado do jornal O Povo, um jornal de grande circulação no estado do Ceará. Não só ele, mas em todos os outros veículos de informação, percebemos a grabnde quantidade de notícias sobre VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS.

E nós, comunidade escolar (o maior patrimônio da escola!) estamos diretamente ligados a esses fatos. Somos nós que fazemos uma escola pacífica. Notícias como essas, que acabamos de ler, fazem-nos perceber a que ponto a violência chegou. Não estamos protegidos em lugar algum... E as causas? Todos estamos cansados de saber... Falta de políticas públicas, ou seja, falta lazer, falta educação de qualidade, falta emprego... Os jovens são os maiores afetados - principalmente quando o assunto é DROGA. E de quem é a culpa? DE TODOS! Dos políticos que não investem em Educação, dos pais, que não mais querem ter responsabilidades com os filhos, dos muitos jovens, que preferem passar uma aula inteira conversando no celular à estudar ...

MAS HÁ UMA SAÍDA... aqueles que querem tornar-se pessoas melhores...aqueles que querem ajudá-los nessa transformação... Esperamos (eu, como professora - e acredito que muitos alunos meus) uma mudança de mentalidade nos cidadãos e que todos lutem por uma cultura de PAZ!


E VOCÊ?

Como acha que podemos acabar com a violência dentreo das escolas? Quais atitudes devemos ter? O que a escola, o Governo e os estudantes podem fazer para acabar (ou pelo menos diminuir!) casos como o da notícia acima?


"A violência, seja qual for a maneira como ela se manifesta, é sempre uma DERROTA!"

Jean Paul Sartre